Trihalometanos e seus infinitos males à saúde humana

Trihalometanos e seus infinitos males à saúde humana

Os trihalometanos são um grupo de quatro compostos, resultantes da reação do cloro e de seus derivados, que são utilizados no processo de tratamento de água para abastecimento público, com a matéria orgânica presente na água bruta.

São nocivos à saúde e podem provocar transtornos no sistema reprodutivo, aborto espontâneo, câncer e doenças no sistema nervoso central.

Isso não é nenhuma novidade, estudos realizados na década de 1970 mostraram que o cloro reage com substâncias orgânicas naturais presentes na água, como ácidos húmicos e fúlvicos e clorofila, formando triclorometano (CHCL3), também conhecido como clorofórmio, substância pertencente à classe dos trihalometanos.

Mas, devido à facilidade de aplicação, ao baixo custo e a alta eficiência, o processo de cloração é a técnica mais usada no mundo, chegando a ser aplicada em 90% das estações de tratamento de água.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) considere apenas o clorofórmio como possível causador de câncer, estudos desenvolvidos no início do século XXI relacionam índices de aumento de câncer de cólon e de bexiga com os trihalometanos presentes na água.

No Canadá, estudos relacionaram câncer de estômago com dosagem de cloro nas águas e de trihalometanos com câncer de intestino grosso em homens, bem como associaram a concentração de clorofórmio na água tratada com câncer de cólon, reto e tórax, em homens e mulheres.

Se não bastasse, o sistema ainda se faz valer da aplicação do flúor na água.

Os efeitos associados à presença de flúor no cérebro incluem: redução de receptores de acetilcolina nicotínicos; danos no hipocampo; formação de placas de β-amiloide (formação cerebral clássica na doença de Alzheimer). Mas, a lista de doenças causadas pela aplicação do flúor na água é enorme.

Se quisermos minimizar os impactos negativos de uma água de baixíssima qualidade devemos adotar medidas para filtrar esta água antes do seu uso tanto para beber, quanto para cozinhar e para o banho.

Conheça nossa linha de filtros de água clicando AQUI.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.